"O sabiá no sertão quando canta me comove
Passa três meses cantando e sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove."

domingo, 15 de agosto de 2010

A Caminho de Guantánamo

A Caminho de Guantanamo é o terrível relato em primeira mão de três muçulmanos britânicos que estiveram em cativeiro dois anos sem qualquer acusação, na prisão militar americana da baía de Guantanamo, em Cuba.
Conhecidos como "Os Trés de Tipton", em referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens acabariam por ser libertados e enviados para casa, continuando a não ser alvo de nenhuma acusação formal, ao longo de toda esta sua provação.
A Caminho de Guantanamo já originou uma enorme controvérsia, devido à sua posição muito critica em relação aos governos britânico e norte-americano.
Parte documentário, parte dramatização, o filme relata a sequência de acontecimentos que levaram os três a partir de Tipton, nas terras inglesas das Midlands, para assistir a um casamento no Paquistão, atravessando a fronteira do Afeganistão quando o exército americano invadiu o território, sendo depois capturados pelas forças da Aliança do Norte, até à sua prisão no Campo X-Ray e mais tarde no Campo Delta, em Guantanamo.

Assista direto do blog:
(Para assistir aperte o play vermelho, espere ele ficar verde e aperte novamente)

2 comentários:

  1. Parabens grande TIB.
    Fazer um blog é uma brilhante idéia e seu primeiro poste " A Caminho de Guantanamo " foi acertadissimo. É um grande filme sobre uma problematica cruel e desumana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Jader. É super importante esse reconhecimento.

    ResponderExcluir