"O sabiá no sertão quando canta me comove
Passa três meses cantando e sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove."

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Computador e bom senso



É fato que, a cada dia, as pessoas estão mais ligadas ao mundo da tecnologia. Celulares, Palms e Mp "x" Players estão presentes em lares de todo o mundo.

Seguindo esta tendência, Internet, Orkut, Formsprings, Twitter, chats e softwares que comandam quase tudo transformaram, nos últimos anos, o computador não só em uma importante ferramenta de trabalho, mas também em uma freqüente opção de lazer. Todavia, essa exposição excessiva pode causar sérios problemas à saúde.

Há algum tempo, em uma Lan house na Korea, um usuário fanático morreu após seis semanas na frente do computador. O internauta alimentava-se de comida instantânea e ausentava-se, apenas, para ir ao banheiro.

E não pense que se trata de um caso isolado!

Quem passa muitas horas diante do PC pode desenvolver uma das doenças mais freqüentes entre “info-maníacos”: a LER (lesão por esforço repetitivo). A doença atinge, geralmente, as mãos, dificultando os movimentos e provocando dor. “Muitas pessoas preferem fingir que não sentem nada a correr o risco de serem mandados embora”, comentam médicos especializados na doença.

Derivada da mesma situação estressante, mas menos freqüente que a LER, a síndrome da vista cansada está diretamente relacionada à redução no número de piscadas que o usuário dá diante da tela do computador. Quanto menos piscadas, menos lubrificação, o que expõe o olho a diversos tipos de bactérias e vírus.

Atualmente, estima-se que, no Brasil, a LER atinja mais de 200 mil usuários freqüentes de computadores. Por isso, algumas dicas são importantes: estique o braço para a frente, com a palma da mão para cima; com a outra mão, segure os dedos para baixo e leve o pulso para trás. Para o pescoço, faça movimentos giratórios com a cabeça; deite-a para os lados, leve o queixo ao peito e a nuca às costas.

Outro problema que vem afetando as pessoas que utilizam do computador é o problema com a vista, pois quando estamos fixados na tela não piscamos, fazendo com que os olhos deixem de ser lubrificados, podendo trazer ressecamento e outros agravantes. Em algumas empresas existe até a hora do pisco. Onde a cada um determinado tempo os funcionários param o que estão fazendo para passar um tempo piscando, assim eles acabam se habituando.

Apesar de tudo, lembre-se: a melhor dica para evitar problemas, muitas vezes sérios, é o bom senso. Não ultrapasse seus limites, tendo sempre em mente que, embora vivamos em um mundo repletos de máquinas e robôs, você não é um deles.

Um comentário:

  1. Muito importante alertar as pessoas dos riscos da internet, a juventude de hoje está muito presa ao mundo tecnológico e não sabem fazer outra coisa.
    Adorei o tópico.

    ResponderExcluir