"O sabiá no sertão quando canta me comove
Passa três meses cantando e sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove."

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Milton Almeida dos Santos

Nascido em Brotas de Macaúbas na Bahia em 3 de maio de 1926, Milton Santos apesar de ter sua formação acadêmica em direito foi um dos mais importantes brasileiros que atuaram na área de geografia, especialmente na parte de urbanização de países do terceiro mundo.
Defendendo as classes sociais mais desfavorecidas, buscava uma teoria do espaço e da urbanização no terceiro mundo, mostrando que "o pobre é o único ator social no Brasil no qual podemos realmente aprender algo de verdadeiro." Suas idéias de globalização, esboçadas antes que este conceito ganhasse o mundo, advertiam para a possibilidade de gerar o fim da cultura, da produção original do conhecimento - conceitos depois desenvolvidos por outros. Por uma Outra Globalização, livro escrito por Milton Santos dois anos antes de morrer, é referência hoje em cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. Traz uma abordagem crítica sobre o processo perverso de globalização atual na lógica do capital, apresentado como um pensamento único. Na visão dele, esse processo, da forma como está configurado, transforma o consumo em ideologia de vida, fazendo de cidadãos meros consumidores, massifica e padroniza a cultura e concentra a riqueza nas mãos de poucos.
Foi exilado no período da ditadura militar porém não ficou parado, muito pelo contrário, lecionou em diversas universidades (Paris, Canadá, Columbia, Toronto...).
Criador da tese que o fenômeno do subdesenvolvimento necessita de um esforço e compreensão global, pois sem isso a solução de problemas particulares é impossível e ganhador do prêmio Vautrin Lud (considerado o NOBEL de geografia) em 1994 é, porém, pouco conhecido fora do âmbito acadêmico.

Comentário: Esse pequeno texto é uma tentativa de apresentar essa personalidade tão importante para o nosso desenvolvimento urbano e atiçar a curiosidade de vocês para outras pessoas que fizeram a diferença no nosso país e lá fora.



Nota: para quem tiver mais interesse sobre Milton Santos não deixe de conferir o documentário:

Encontro com Milton Santos (O mundo global visto do lado de cá)

Um comentário:

  1. Ele é realmente surpreendente, você foi muito feliz, nas suas palavras Tib ^^

    ResponderExcluir