"O sabiá no sertão quando canta me comove
Passa três meses cantando e sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove."

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Raimundo Nina Rodrigues



Médico antropólogo, nascido em Vargem Grande - Ma. Foi o fundador da antropologia criminal no Brasil e o pioneiro nos estudos sobre cultura negra no país.
Desenvolveu muitas pesquisas sobre origens étnicas da população e a influência das condições não só sociais mas psicológicas sobre a conduta do indivíduo, resultando assim, uma proposta de reformulação no conceito de responsabilidade penal.
Ananalisou em profundidade os problemas do negro no Brasil, por esse motivo veio à Bahia, já que aqui se encontrava uma concentração impressionante de africanos.
Recebeu lá a alcunha de Doutor dos Pobres por dar prioridade ao atendimento dos menos favorecidos.
Apesar de estudar os negros ele defendia teses racistas que eram consideradas, na época, científicas e modernas. Ele foi fortemente influenciado pelas idéias do criminologista Italiano Cesare Lombroso.
Em 1906 foi criado na Bahia o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, pelo professor Oscar Freire intitulado Nina Rodrigues pela Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia, em homenagem ao famoso professor catedrático de Medicina-Legal, falecido naquele mesmo dia.

Comentário: Apesar de algumas pessoas serem contra e outras a favor do pensamento de Nina Rodrigues, meu dever aqui é apresenta - lo mostrando os 2 lados da moeda sem a finalidade de julgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário