"O sabiá no sertão quando canta me comove
Passa três meses cantando e sem cantar passa nove
Porque tem a obrigação de só cantar quando chove."
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Qual a REAL diferença entra votar Branco ou Nulo?
Existem vários e-mails falando sobre o assunto, alguns dizem que votar em branco ajuda nos políticos que estão à frente no percentual de votos. Há quem diga que é a mesma coisa. E até os que afirmam que se houver 51% de votos nulos a eleição terá que ser re-marcada e com outros candidatos. Mas como saber qual dessas informações são verídicas? Pensando nisso eu fiz uma busca em fontes mais confiáveis (como o site do TSE, por exemplo) para solucionar essas questões.
Até em 1997 os votos brancos eram somados às estatísticas porém com a implementação da lei 9.504/97 artigo 2º eles passaram - assim como os nulos - a não serem mais contabilizados.
A questão da porcetagem de votos adiar as eleições é - em parte - verdadeira. Se um número superior a 50% dos eleitores votarem em branco ou nulo as eleições terão que ser remarcadas, porém não necessariamente fazendo uma troca de canditados.
A única diferença - afinal - entre brancos e nulos é que o branco você tem um botão próprio na urna e o nulo você deverá colocar os dígitos de um candidato inexistente e confirmar o voto. Não escolher ninguém é um direito seu, mas saiba que assim você estará sendo omisso. Apesar de alguns julgarem não importante, seu voto é sua maior arma para modificar nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário